A Marina durante o jantar na Pizzarte, em Aveiro, na semana passada quando estive em Portugal.
Como viajo quase sempre em low-cost, o peso e o volume da bagagem é muito limitado. Então costumo reduzir o material fotográfico ao mínimo: D700 (sem o grip), a 50 f/1.4 e um flash SB28. Se o Cartier-Bresson não se queixava "ahh, se eu tivesse uma 14-24, aí é que eu tirava gandas fotos", então quem sou eu para me queixar? Divago..
A pizzaria é branca por todo o lado, pelo que a iluminação foi extremamente simples: o SB28 @ 1/4 na máquina! (se o David Hobby sabe disto, bane-me do blog), apontado para a parede branca à esquerda. A luz reflectiu na parede branca à direita e preencheu as sombras muito bem.
Tenho usado cada vez mais a folha de espuma preta no flash, que descobri no blog to Neil van Niekerk há uns tempos atrás. O Neil é um fotógrafo de casamentos de New Jersey, Estados Unidos, e ele escreve óptimos artigos sobre o uso de flash e da luz ambiente. Recomendo vivamente a seguirem o blog: http://neilvn.com/tangents/.

D700 | 50 f/1.4 | f/2 | 1/100s | ISO200

1 comment:

Jorge Pôças said...

Olá Pedro,

Muito bonita... a fotografia e se me permites a modelo.
Fiquei curioso quanto à folha de espuma preta e tenho também de a experimentar.
Abraço muito amigo e forte.

© 2006-2010 Pedro Cardoso. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Tous droits réservés.
Qualquer reprodução não autorizada será punida de acordo com a legislação em vigor.